header

sábado, 16 de setembro de 2017

Salada de Berinjela Refrescante Receita Para os Dias de Calor

Eu adoro berinjela tanto que no meu Blog “Cadernos de Receitas da D. Carmen” eu trago várias Receitas de Berinjela , tais como o Medalhão de Berinjela, a Berinjela Especial, a Berinjela Temperada e a Pizza de Berinjela.  Também em meu Ebook de Culinária “Receitas de Família para Encontros Especiais” eu apresento mais receitas com a berinjela como aperitivo, a exemplo da Berinjela Grelhada.


Enfim, agora com o calor que está voltando quis fazer uma versão bem refrescante com a berinjela. Assim, fiz uma salada cozida com a berinjela. Vamos à Receita da Minha Salada de Berinjela!

Ingredientes

2 berinjelas pequenas (eu recebi do meu fornecedor de orgânicos estavam super frescas, então procura as berinjelas bem firmes, ok!);

1 alho bem amassadinho;

Meio maço de cheiros verde (eu estava sem hortelã, mas se você tiver pode colocar umas folhas, vai ficar demais!!!);

Folhas de louro (eu não posso ver uma água fervendo que logo já coloco folhas de louro para cozinhar junto, faço isso na água do macarrão, na água do arroz, na água que uso para cozinhar legumes e tubérculos. Experimente!!! E ainda de quebra a sua cozinha ficará aromatizada, incensada no cheiro do louro, simplesmente divino!!)

Ervas secas, pimenta, sal e canela em pó a gosto (o detalhe da canela é bem interessante, pois ela dá um toque especial para o prato, parece que ela fica levemente defumada);

Suco de limão a gosto

Azeite bem regado até começar a saturação porque a berinjela fica muito gostosa com bastante azeite.

Modo de Fazer


As Berinjelas

Coloque água numa panela, acrescente sal e para saborizar e deixar o cozimento mais aromático 3 folhinhas de louro.

Coloque as berinjelas dentro. Não abra as berinjelas, à medida que ela for cozinhando você faz uns furos para testar se já está macia no centro.

A minha levou uns 13 minutos para ficar macia, mas isso vai depender do tamanho de suas berinjelas e do poder de fogo do seu fogão. Por isso, fure as berinjelas para sentir o cozimento, ok!



Preparando as Berinjelas

Depois que as berinjelas murcharem, o centro delas estiverem bem cozidas, retire-as da água e escora-as.

Observe bem a etapa de escorrer as berinjelas, isto é importante para que elas não fiquem encharcadas. Esse processo é super simples basta colocá-las num prato, incliná-lo e segurar com o garfo para elas não escorregarem e assim escorrer o excesso da água.

Berinjela escorrida agora é só amassar com o garfo, bem amassadinho, você trabalhando com ela quente é muito rápido.


Temperando as Berinjelas

Vamos começar amassando o alho, como eu disse um alho exprimindo, cuidado com a quantidade, pois o excesso de alho pode deixar a berinjela muito ardida, por isso minha dica é 1 dente de alho bem amassadinho, é o suficiente!

Pique bem miudinho o cheiro verde e misture, depois acrescente um pouco de sal, ervas secas, pimenta e sal. Eu usei o orégano que eu gosto muito com a berinjela. Experimente o tempero, é super importante experimentar a comida que estamos preparando. Agora vamos ao toque especial, coloque a canela em pó, não seja muito modesto senão você não vai sentir o sabor diferenciado, mas não exagere, mais uma vez vai a dica - experimente!!!

Agora para finalizar o limão e o azeite. Eu gosto de uma pegada mais azedinha eu usei meio limão que estava suculento. Quanto ao azeite é interessante que ele fique um pouco saturado para dar mais sabor a nossa berinjela.





Algumas Considerações sobre o Prato

Eu gosto muito da berinjela chapeada ou a berinjela levada direto à chama para assar, desidratar, cozinhar, enfim.  Dá para fazer a pasta de berinjela a partir destes processos. Eu adaptei o processo ao cozimento na água porque meu marido não gosta muito do sabor defumado que a grelha e a chapa emprestam à berinjela.

Então fica a dica se você gosta de uma berinjela grelhada experimente fazer esta salada a partir deste processo de cozimento vai ficar muito bom também. Então neste caso você vai continuar a testar o centro da berinjela, quando ela estiver bem molinha, fácil de enfiar o garfo até o centro dela estará pronta.

O processo na grelha ou na chama direto facilita tirar um pouco a casca, então você pode tirar um pouco, eu não recomendo tirar tudo, mas vai do gosto pessoal.


Bem amigxs espero que esta receita tenha agradado a vocês.


 ...


Eu continuo a divulgar meu Ebook Receitas de Família para Encontros Especiais. Por isso, convido vocês a ler uma prévia que está Disponível na Amazon.


São 8 Capítulos que chamo de Cadernos (remetendo ao hábito de minha mãe colecionar suas receitas em cadernos): 

4 Cadernos para os Pratos de Carnes (vermelha, branca e peixe); 
1 Caderno para as Massas
1 Caderno para os Acompanhamentos com receitas maravilhosas de legumes; 
1 Caderno para as Comidinhas, aperitivos, lanches e salgadinhos que não podem faltar nos encontros agradáveis e 
1 Caderno para Doces e Sobremesas.

Quer conferir esta Maravilha de dar água na boca? Leia A Prévia Gratuitamente: CLIQUE AQUI!!!!





disponível na

Nenhum comentário: