header

sábado, 28 de outubro de 2017

Comida Caseira Arroz com Jiló

Arroz com Jiló minha comida afetiva





Arroz com jiló é daquelas comidinhas caseiras que trazem sempre boas recordações e o paladar afetivo.

Minha recordação com este prato ocorreu no tempo da faculdade, montamos uma república e minha amiga Ana Paula mineira que cozinhava que era uma beleza trouxe este prato para a roda. Alugamos uma casa em que havia plantado pés de jilós, nem fazia noção do que eram aqueles arbustinhos!!! Mas Paulinha já capitalizou o produziu maravilhoso arroz com jiló, hummma delícia.

Na cozinha mineira de Paula estava o prato Arroz com Jiló e de sua culinária ele veio para a meu repertório.

Então vou contar para você como eu, depois na distancia deste tempo, resgatei o Arroz com Jiló para a minha vida e para a minha família. Esta aí uma receita de uma verdadeira comida confortável, comidinha caseira.

Ingredientes que você vai precisar:

350g de jiló
300g de arroz ou aproximadamente 2 xícaras de arroz
4 xícaras de água aproximadamente, vou ensinar como ajustar a água na receita!
½ Cebola,
2 dentes de alho,
ervas secas e sal a gosto, assim como na berinjela eu gosto muito do orégano no jiló!
azeite o que se pede, pois como na berinjela o jiló absorve bem o azeite.
cheiro verde fresco picado para a finalização do prato

Modo de Fazer

Preparando os Jilós

Depois de lavá-los e secá-los, retire o caule: corte uma tampinha não muito rente para extrair o caule. Depois corte o jiló em cruz, mas não separe as partes do jiló, corte em cruz mais ou menos até entrar com a faca até à metade do jiló, ok!

Preparando os temperos

Cebola cortadinha e alhos amassados, você pode preferir e fazer de outro jeito, mas eu gosto dos temperos assim bem miudinhos.

Refogando os Jilós

Comece o prato refogando os jilós. Primeiramente coloque uma colher de sopa de azeite para refogar os jilós que estão sequinhos e cortados em quatro, mas que se mantém numa unidade, correto!

Caso ele absorva bem o azeite pode colocar um pouco mais de azeite para você poder refogar a cebola e o alho. Pode dar uma abafadinha na fritura para ajudar a amolecer o jiló, mas sempre de olho, mexendo para não queimar o jiló.






Acrescentando o Arroz

Quando o jiló estiver fritinho, ou seja, mais molinho, mas firme, você acrescenta o arroz lavado e escorrido.

Misture tudo e deixe fitar um pouquinho, mas não precisa fritar muito, só o tempo de misturar bem.

Acrescente umas 3 xícaras de água e o sal a gosto. Mexa bem e deixe refogar com a tampa meio aberta.



A Finalização do Prato

O segredo do Arroz com Jiló vem agora: você quer uma arroz sequinho, macio e soltinho, certo! Então, você precisa se dedicar à textura do arroz: quando o arroz já estiver mais para seco, você observa a textura, provavelmente ele ainda vá pedir um pouco de água, então reserve mais uma xícara de água e vá colocando aos poucos para finalizar a textura do arroz.

Abaixe o fogo e vá colocando a água em colheradas, espalhe-a sobre a superfície da panela e pode abafar.  

Agora com a tampa fechada e o fogo baixo ele vai criando um vaporzinho bom. E assim você vai destampando o arroz colocando mais uma colherada de água, tampando o arroz e assim, deixando o arroz ir secando neste processo. Acrescente no final as ervas frescas picadas.


Voilá um Arroz com Jiló sequinho, soltinho e com a textura do jiló bem cozidinha, mas não desmanchados, firmes, intactos. 

Para mim Arroz com Jiló é a típica comida reconfortante! Bom Apetite.






Meu lembrete de Final de Receita:

Eu continuo a divulgar meu Ebook Receitas de Família para Encontros Especiais. Por isso, convido vocês a ler uma prévia que está Disponível na Amazon.


São 8 Capítulos que chamo de Cadernos (remetendo ao hábito de minha mãe colecionar suas receitas em cadernos): 

4 Cadernos para os Pratos de Carnes (vermelha, branca e peixe); 
1 Caderno para as Massas
1 Caderno para os Acompanhamentos com receitas maravilhosas de legumes; 
1 Caderno para as Comidinhas, aperitivos, lanches e salgadinhos que não podem faltar nos encontros agradáveis e 
1 Caderno para Doces e Sobremesas.

Quer conferir esta Maravilha de dar água na boca? Leia A Prévia Gratuitamente: CLIQUE AQUI!!!!





disponível na

Nenhum comentário: