header

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Receita de Inverno Sopa com Inhame, Cará, Batata Doce, Mandioquinha

Quando me vi dona de casa foi que comecei a reparar na sazonalidade dos alimentos, a bem da verdade, mais pela economia que representava no bolso do que por uma observação pura e simples.




Certos alimentos de que gostava se tornavam acessíveis e eu que não sabia quando os comia, comecei a esperá-los no calendário das estações.

Foi assim que desenvolvi meu cardápio e alguns pratos começaram a fazer parte do meu calendário culinário. Isso aconteceu comigo, principalmente no outono e inverno, mais precisamente no inverno, que devido ao preço do inhame, cará, mandioquinha comecei a fazer sopas maravilhosas cheia de tubérculos substanciosos. Foi assim que comecei a criar receitas com os alimentos da estação.

Quando morava com minha família comia as tradicionais sopas de inverno: de ervilha, grão de bico, de cebola, sopa de feijão, canja, mas depois que me vi cuidando do meu próprio nariz e do meu próprio cardápio fui desenvolvendo a minha cozinha. E nela está a minha Deliciosa Sopa de Tubérculos e Legumes e Vegetais que vou passar para você agora.

Bem, como disse, são os ingredientes da época, ingredientes do outono e inverno. Fazer sopas e cremes com o inhame, o cará, a mandioquinha, não dá para não aproveitar, pois os preços ficam super acessível. O inhame, o cará e a mandioquinha que são proibitivos, ficam super acessíveis, já a batata-doce fica ainda mais barata e a abóbora que não custa muito vai às raias da loucura para se ter uma ideia este ano cheguei a pagar em julho o quilo a R$ 0,69!!

Então vamos nos preparar para a festa dos sopões quentinhos. Veja bem, você pode fazer na versão vegetariana ou não, você escolhe. Eu vou passar aqui os princípios e depois em casa você se solta e faz a sua versão, ok!


Sopa de Legumes e Tubérculos na Versão Vegetariana. Sopa com Inhame, Cará, Batata Doce, Mandioquinha entre outros Ingredientes.

Você pode pegar uns 300g de cada tubérculo e vegetal, depois de descascados eles perdem um pouco o peso. Essa receita eu fiz com os seguintes alimentos, veja abaixo.

Ingredientes

300g de inhame
300g de cara
300g de batata
300g de batata doce
300g de mandioquinha
300g de chuchu
300g de cenoura
200g de brócolis ninja
Temperos:
1 cebola grande ou 2 cebolas médias
5 dentes de alho
50 g de gengibre
1 talo de alho poró
20g de salsa
20g de cebolinha
Especiarias a gosto: açafrão, páprica picante, páprica doce, colorau, pimenta.
Ervas a gosto: louro e orégano.
Azeite a gosto.
Sal a gosto

Eu normalmente gosto de fazer minha sopa na panela comum, eu sei que isso leva muito tempo e eu quero que todo mundo faça esta sopa, super nutritiva e agasalhante, por isso para simplificar a sua vida eu fiz esta minha sopa na pressão e também deu muito certo, vou te passar este modo de fazer, ok!


Modo de Fazer

Preparando os tubérculos, legumes, verduras, temperos.

Cortar todos os tubérculos e as cenouras em rodelas.
Cortar o chuchu na longitudinal.
Debulhar o brócolis em pequenos cachos.
Cortar em rodelas a cebola e o alho poro.
Ralar o gengibre.
Amassar ou picar miudinho o alho.
Picar a salsa e a cebolinha.

Na Panela De Pressão

Refogar o alho, a cebola, o alho poró e o gengibre ralado no azeite, pode ir entrando na panela nesta ordem.

Vamos acrescentar a eles as especiarias: o açafrão, a páprica picante e a paprica doce, a pimenta, o colorau, o orégano, o louro e o sal. Quanto ao sal eu vou ajustando ao longo do cozimento, experimentando sempre. Pode começar colocando mais ou menos 1/2 colher de sopa de sal, mas você vai ajustando no decorrer do preparo da sopa. 

Comida se experimenta sim!!! Enquanto se faz você  precisa ajustar a texturas dos alimentos e o equilíbrio do sal e demais temperos.

Na Panela De Pressão - Acrescentando os Tubérculos e Legumes

Depois acrescente os tubérculos e vai mexendo os alimentos na panela: cará, nhame, batata, batata doce, mandioquinha. Depois acrescente a cenoura, o chuchu. 

Atenção: os brócolis nós vamos reservar e colocar quase na finalização, depois da pressão, por último, para mantê-los mais crocantes.

Bem até agora praticamente colocamos tudo. Acrescente a água que pode ser fria mesmo, até cobrir todos os alimentos. O cheiro verde você pode dividir e colocar um pouquinho agora, eu também gosto do sabor deles cozidos, mas reserve para colocá-los no final para ficarem mais frescos.

Mexa tudo, experimente o sal, se estiver muito leve pode colocar mais um pouco, mas lembre-se que você colocou muitos temperos, então esta sopa terá muitos sabores, ou seja, você não vai precisar tanto do sal assim, mas ele sempre entra para dar aquele toque que realça os sabores.

Feche a panela e deixe cozinhar por uns 10 minutos a partir da liberação do vapor. Passado o tempo, desligue a panela e libere o vapor com segurança, se você quiser aguardar uns minutinhos para liberar o vapor tudo bem, só fique atento que este tempo em que há pressão na panela, mesmo desligada, os alimentos ainda estarão cozinhando.

Aberta a panela você vai observar que uns alimentos cozinharam mais que outros, normal pois eles tem tempos diferentes e texturas diferentes, mas é isso mesmo que queremos!!!

Eu gosto de sentir os pedaços dos tubérculos por isso eu não bato no liquidificador só dou uma amassada mesmo com a escumadeira ou o amassador para ajudar a engrossar o caldo e nada mais. Mas, nada impede que você bata a sua sopa no liquidificador ou no processador se esta for a sua preferência, ok!

Vamos verificar a textura se você achar que precisa engrossar mais espere um pouco para colocar o brócolis, pois eles vão cozinhar por uns 5 minutinhos apenas, depois de macios, acrescente o restante do cheiro verde, regue azeite, experimente e se precisar ajuste o sal e voilá esta pronto, hummma deliciosa sopa de tubérculos, legumes e verduras da estação.




Sopa de Legumes e Tubérculos com Carne de Vaca ou Frango.

Fazendo Sopa de Legumes e Tubérculos com Carne de Vaca ( Paleta, Patinho, Coxão Duro )

Se você quiser variar com essa sopa e fazer uma versão com carne de vaca não vai ter muitas mudanças não, simplesmente você vai entrar com a carne antes dos tubérculos.

Faça assim, depois de fritar o alho, a cebola, o alho poró você coloca 500 g de carne de vaca picadas num tamanho não muito pequeno. Agora acrescente gengibre ralado, as especiarias: o açafrão, a páprica picante e a paprica doce, a pimenta, o colorau, o orégano, o louro, deixe fritar e acrescente o sal.

Depois acrescente os tubérculos cortados, a cenoura, o chuchu, mais um pouquinho de sal para pegar nos tubérculos e legumes, encha com a aguá até cobrir os alimentos, mexa, experimente o sal e se precisar faça ajustes. Coloque na pressão por 10 minutos e siga o já orientado acima.


Fazendo Sopa de Legumes e Tubérculos Com Frango ( Peito, Coxa e Sobrecoxa Desossada )

Se você quiser variar essa sopa com outra carne experimente fazer com frango. Mesmo processo da anterior, você começa refogando a carne e depois entra com os tubérculos e legumes.

Faça assim, depois de fritar o alho, a cebola, o alho poró você coloca 500 g de carne de franco picadas num tamanho não muito pequeno. Agora acrescente as especiarias, o gengibre, os louros e o orégano, frite e acrescente o sal.

Depois é só acrescentar os tubérculos cortados, a cenoura, o chuchu, encha com a aguá até cobrir os alimentos, mexa, experimente o sal e se precisar faça ajustes. Coloque na pressão por 10 minutos e faça o já orientado anteriormente.

Bem amigx, seja fazendo esta sopa na versão Vegana ou com as Carnes de Frango e de Vaca você terá uma sopa muito encorpada, uma sopa cheia de texturas, sabores e aromas.


Espero que você tenha gostado desta receita e que faça esta sopa para se aquecer deliciosamente neste inverno.

Tenho aqui neste blog culinário outras dicas de comidas quentes de inverno: a sopa de cebola e a polenta hummm receitas arrasadoras. 



NOVIDADES NO BLOG


Estou lançando o Ebook Receitas de Família para Encontros Especiais com as receitas da D. Carmen (minha mãe) com pratos maravilhosos para uma recepção familiar ou de amigos. 


São 8 Capítulos que chamo de Cadernos (remetendo ao hábito de minha mãe colecionar suas receitas em cadernos): 

4 Cadernos para os Pratos de Carnes (vermelha, branca e peixe); 
1 Caderno para as Massas
1 Caderno para os Acompanhamentos com receitas maravilhosas de legumes; 
1 Caderno para as Comidinhas, aperitivos, lanches e salgadinhos que não podem faltar nos encontros agradáveis e 
1 Caderno para Doces e Sobremesas.

Quer conferir esta Maravilha de dar água na boca? CLIQUE AQUI!!!!





disponível na


Nenhum comentário: