header

sábado, 20 de maio de 2017

Sugestões para Pão Recheado Salgado e Recheado Doce

Sou uma amante de pão e adoro pães recheados seja doce ou salgado. Mas eu prefiro o pão com fermentação natural, pois seu sabor é menos marcante na massa já que ele é feito dos próprios componentes do pão: farinha, açúcar e sal. Tem uma levada mais azedinha que cai muito bem no paladar e dá à massa um aroma inigualável.


Os pães que vou apresentar são feitos com o fermento líquido, mas existem muitos outros tipos de fermentos naturais, bem como, podem muito bem ser feitos com o fermento biológico e usando a receita que você tiver de pão ou até mesmo um pão comprado no mercado. 

Não vou te passar nenhuma receita de massa de pão, você pode usar a que você tiver. A ideia aqui é apresentar diferentes tipos de pães recheados que podem ser servidos como lanche, aperitivos e petiscos.

Pão Assando com Recheio



O clássico dos clássicos é esticar a massa do pão e distribuir sobre ela o seu recheio preferido e enrolar como um rocambole.

Na foto acima eu apresento um pão com recheio de calabresa. Eu gosto de usar a calabresa cortada em fatias finas.  Usei ainda no recheio cebola e tomates cortados em cubos, eu tempero os dois e deixo numa peneira para escorrer a água, pois o sal ajuda a desidratar um pouco o tomate e a cebola e é importante colocar no pão o recheio menos úmido. Outras coisas que acompanham bem no recheio são queijos: muçarela e parmesão, azeitonas e temperos como ervas secas e frescas, regar um azeite e voilá um recheio muito gostoso.

Você pode variar os recheios pode ser presunto e queijo com ou sem tomates; mix de frios; carne moída e queijos com ou sem ovos e azeitonas, mas com uma camadinha de ervas frescas; frango temperadinho com tomates com ou sem queijo catupiri ou requeijão. 

Opções de Recheios Vegetarianos com: verduras, legumes, cogumelos, tipo brusqueta só com tomates,cebola e azeitonas toda cortadinhos em cubo; com antepasto de berinjela, enfim, vale a sua criatividade e os seus recursos na geladeira e a mão.



Pão de Linguiça Calabresa

Pão Recheado de Presunto e Queijo

Pão de Linguiça Toscana


Pães Recheados Doces


Opções Doces no mesmo processo tradicional de esticar a massa e deitar sobre ela o recheio e enrolar como um rocambole, você pode colocar no recheio goiabada, goiabada com queijo, creme de amêndoas, brigadeiro, beijinho, doce de leite, bananada, geleias, compotas, cremes de frutas, frutas frescas e canela, enfim você libera sua criatividade.


Pão Recheado Com Pães Já Assados - Tortas de Pão


Existem várias receitas em que você pode fazer belos pães recheados a partir do Pão Já Assado. Existem a Receita de Torta de Pão de Forma ou Pão Caseiro em que usamos as fatias de pão para fazer as camadas e intercalamos com divinos recheios. Vou passar a Receita da minha Torta Festiva para vocês:

Pão Recheado Torta Festiva

Receita da Torta Festiva

Para fazê-la você precisará:
Pão de Forma ou Caseiro de 450g ou 500g 
1 peito de frango cozido e refogado no alho e cebola (podendo substituir por atum, ou alho poró refogado, ou escarola, ou ainda outro recheio de sua preferência);
1 lata de milho verde;
1 cenoura média ralada;
margarina, ou manteiga, ou requeijão, ou maionese (para untar as fatias de pães);
maionese ou cream cheese como creme;
queijo parmesão ralado para gratinar.

Modo de FazerDesfie o frango cozido e refogue com cebola, alho, pimenta, ervas secas e frescas. (reserve)
Numa tigela rale uma cenoura média em ralo grosso e acrescente 1 lata de milho verde. Tempere com sal e pimenta.
Acrescente a esta mistura o frango desfiado. Tempere com maionese e deixe na cremosidade que você preferir ( eu usei meia xícara de maionese para o recheio).

Num refratário monte o lanche da seguinte maneira:Primeiro, unte as fatias de pão com manteiga e forre o fundo do refratário com elas;
Depois, espalhe todo o recheio sobre a camada de fatias enformadas. Unte mais fatias de pão e coloque sobre a camada de recheio.  Por cima, espalhe mais maionese fazendo uma camada lisa e uniforme. Por último, salpique queijo parmesão ralado e um pouco de orégano. Leve ao forno para gratinar. Forno médio por uns 20 a 30 minutos, o suficiente para dourar o queijo.

Dicas que você deve observar para fazer esta receita:

a) não precisa untar muito os pães, uma leve camada de manteiga ou outro creme que preferir, mas dedique-se mais à camada de fundo da forma para que as fatias fiquem bem crocantes e não se queimem;
b) feche toda a camada com pão para fazer uma camada uniforme, se precisar corte pedaços do pão do tamanho das aberturas para ficar uma camada bem bonita e uniforme.
c) dê preferencia para ralar o queijo parmesão na hora, ele fica mais gostoso.
d) faça substituição de ingredientes que você preferir.
e) Este lanche pode ainda ficar mais saudável numa versão vegetariana, com pães integrais com ou sem sementes.


Outra brincadeira que eu gosto de fazer com a minha família é a Torta de Recheio de Pastel. Nele você faz o recheio do seu Pastel Preferido. Como eu adoro Pastel de Carne eu criei esta receita.


Torta Recheio de Pastel - Pastel de Carne Moída


Torta Recheio de Pastel - Pastel de Carne Moída

Ingredientes do Recheio
400g de carne moída
1 cebola
3 ovos cozidos
50 g de azeitonas fatiadas
sal, ervas e pimenta a gosto (eu usei: orégano e tomilho)
azeite
Ingredientes para Montagem do Lanche
Pão de Forma ou Pão Fatias de Caseiro Caseiro
1/2 sachê de polpa de tomate (você também pode fazer o seu próprio molho de tomate)

margarina, ou manteiga, ou requeijão, ou maionese (para untar as fatias de pães);

azeite a gosto
50 g de queijo parmesão ralado para a cobertura
Modo do Preparo

Recheio

A Carne

Aqueça o azeite e coloque a carne moída sem tempero. Deixe fritar bem e vá separando com a colher os grumos da carne.
Depois de selada a carne tempere com as ervas orégano, tomilho, pimenta e sal. Acrescente as azeitonas fatiadas, deixe cozinhar mais uns minutinhos. Corrija os temperos. Desligue o fogo, regue com azeite extravirgem e tampe a panela. Reserve.

As Cebolas

Corte a cebola em rodelas bem finas.
Em uma frigideira coloque um pouco de azeite e as rodelas de cebola e deixe fritar um pouco. Depois, coloque temperos um pouco de sal, pimenta do reino moída na hora e um pouco de orégano. Deixe fritar até ficar bem torradas e murchas. Reserve.

A Montagem

Passe manteiga dos dois lados da fatia, não precisa exagerar na manteiga, deixe as fatias bem cobertas e bem espalhadas, mas não muito besuntadas. Acomode as fatias no fundo do refratário, bem como, os recortes de pão para tampar os espaços entre as fatias, para que a camada fique bem uniforme.
Com uma colher espalhe o molho de tomate nas fatias, suficiente para cobri-las. Coloque a carne moída e espalhe bem sobre a camada de pães. Coloque as cebolas fritinhas e espalhe bem sobre a camada de carne. Corte fatias de ovos cozidos e espalhe uniformemente para que todos possam receber seu pedaço de ovo no prato. Regue com azeite extravirgem.
Coloque a segunda e última camada de pãoComo na primeira passe manteiga dos dois lados e acomode na assadeira, use recortes de fatia de pão para uma camada uniforme. Pressione com as mães ou uma colher para acomodar bem na assadeira ou forma refratária.
Espalhe o molho sobre as fatias, queijo ralado, orégano e mais um pouco de azeite. Leve ao forno até dourar o queijo, por uns 20 a 30 minutos, dependendo da temperatura de seu forno.

Outra Forma de Fazer uma Receita de Pão Recheado muito Rápido é Fazer o Pão Cortado.

Eu chamo esse Pão Cortado Recheado de Entremeio porque eu faço cortes na horizontal e vertical e vou enfiando o recheio nesses cortes.
Nessa Receita você não vai não usar o pão fatiado, pois será você que dará os cortes no pão. 
Você pode fazer com o Pão Caseiro,ou Pão Integral, ou Pão Italiano.

Pão Recheado Integral Entremeio de Queijo Branco e Ervas (acesse para ver como fiz essa receita)

 

Pão Recheado Italiano Entremeio de Queijo 


Receita do Pão Recheado Italiano Entremeio de Queijo

Ingredientes
1 Pão Italiano
2 colher de sopa de maionese
1 colher de sopa de extrato de tomate
200g de muçarela
2 tomates cortados em meia lua sem sementes
50 g de azeitonas sem caroço
50 g de queijo parmesão ralado 
ervas secas
Modo de Fazer
Faça cortes no Pão Italiano sem separar em fatias, corte no sentido transversal a cada 3 cm e na longitude faça dois a três cortes no pão.   

Prepare uma mistura com a maionese e o extrato de tomate. Separe as aberturas e passe a mistura em todo os cortes do pão. Você pode usar um pincel, uma colher ou uma espátula para fazer isso.

Enrole fatias de muçarela e vá encaixando nos espaços, afunde bem para que o recheio chegue em todo o pão.

Prepare fatias de tomates em meia lua, tempere do seu gosto e encaixe nas fendas do pão.

Corte azeitonas sem caroço em fatias e encaixe nas fendas.

Desse modo você vai entuchando o recheio nos cortes, você pode colocar o recheio que quiser, pode fazer com frango, com presunto e queijo, com fatias grelhadas de berinjela, enfim quem manda é você.

Por cima você pode ainda passar o creme sobre o pão, colocar os itens do recheio, enfeitar com tomates em rodelas e azeitonas, salpicar ervas e pimenta.

Mas uma dica e um segredinho muito importante deste Lanche é preparar um creme para passar em todas as fendas do pão e você pode usar um pincel ou uma espátula. O importante é escolher um creme bem gostoso, pode ser também um requeijão, que combine com seu recheio principal. Você já imaginou por exemplo que delícia besuntar as fendas com azeite e ervas e depois encaixar umas berinjelas grelhadas, uau divino!!! Eu ainda não fiz, mas conversando com você me veio a ideia, vou experimentar. 

Mas enfim, amigx o que interessa é o princípio da receita, ou seja, faça as fendas, besungte e entuche os recheios, simples assim.

Bem você pode estar pensando e com doce também ficaria bom? Tenho certeza que sim! Você pode fazer um brigadeiro mole besuntar todas as fendas do pão e encaixar fatias de morango, ou passar a bananada e encaixar queijo branco e salpicar canela. Olha esta aberta esta ideia para a sua aventura culinária. Mas vamos combinar uma coisa, você conta para mim o que fez?

Deixa seu comentário, conta a sua experiência culinária e bora lá fazer, ok!  :)


Um agradinho bom:
Vou deixar uma dica muito legal de formatação de pães recheados. Use a sua receita de pão e siga essas dicas extras de formatação de pães


...



RECADINHO NO BLOG


Eu continuo a divulgar meu Ebook Receitas de Família para Encontros Especiais. Por isso, convido vocês a ler uma prévia que está Disponível na Amazon.


São 8 Capítulos que chamo de Cadernos (remetendo ao hábito de minha mãe colecionar suas receitas em cadernos): 

4 Cadernos para os Pratos de Carnes (vermelha, branca e peixe); 
1 Caderno para as Massas
1 Caderno para os Acompanhamentos com receitas maravilhosas de legumes; 
1 Caderno para as Comidinhas, aperitivos, lanches e salgadinhos que não podem faltar nos encontros agradáveis e 
1 Caderno para Doces e Sobremesas.

Quer conferir esta Maravilha de dar água na boca? Leia A Prévia Gratuitamente: CLIQUE AQUI!!!!




disponível na

Nenhum comentário: